27 de março de 2011

Podia Ser

Coração Dilacerado
Don't You Remember

"Entre as diversas formas de mendicância, a mais humilhante é a do amor implorado."
Carlos Drummond de Andrade


Humilhação. Um dos atos mais degradantes que um ser humano pode se submeter ou ser submetido. E quando envolve amor há algo de compreensivo. Quase aceitável. Seria o sentimento de piedade em ver alguém implorando o amor de outra pessoa? Ou um reconhecimento entre dois corações sensíveis que entende o que o outro passa? Não importando o que seja sempre iremos nós render a essa forma de "amar". Independente de quem seja você e suas convicções. Sempre.

Em Don't You Remember, Adele faz um cruel e arrebatador retrato sobre um coração dilacerado que se humilha ao tentar buscar alguma faísca do amor acabado. A canção poderia muito bem ser o quarto single do 21, principalmente nos EUA. A produção é assinada pelo lendário produtor Rick Rubin. Dele a canção ganha um toque lindíssimo de country e combinado com sua alma "soul" cria uma melodia primorosa cheia de nuances que emoldura perfeitamente a história passada pela composição de Don't You Remember. Vai do doce e calmo no começo ao desesperador até o angustiante e triste na parte final. Por sua vez, a letra é de um requinte de crueldade ao ser tão verdadeira que é possível imaginar que todo não passa de uma conversa ao cara a cara onde Adele tenta entender o que aconteceu para o fim sem explicações do relacionamento. E mais que entender, ela quer reconquistar mesmo que se humilhando em desespero admitindo uma culpa que ela nem sabe se é dela mesmo e se prende ao mínimo de esperança que existe.

"Quando eu vou vê-lo novamente?
Você se foi sem adeus, nenhuma palavra foi dita
Nem um beijo de despedida para selar nada
Eu não sabia nada sobre o estado em que estávamos



Mas eu sei que tenho um coração inconstante e amargura
E o olho de um errante, e um peso na minha cabeça.

Mas você não se lembra,
não se lembra?
A razão que me amou antes,
Amor, por favor lembra de mim mais uma vez."


Mas nada disso seria possível se Adele não entregasse a performance de uma vida. Aqui ela não só está em estado de graça como cantora com vocais ridiculamente perfeitos. Adele ganha os céus com uma interpretação inigualável. Cada palavra é carregada de sentimentos e uma força quase sobrenatural. Se eu pudesse comparar, eu afirmaria que Don't You Remember está para Meryl Streep em Ironweed. Triste. Verdadeiro. Humano. É assim que é Don't You Remember. Assim é a humilhação.
nota:10

Nenhum comentário: