27 de fevereiro de 2012

Primeira Impressão

Our Version of Events
Emeli Sandé

Recentemente me perguntaram se eu iria fazer um post sobre a cantora Emeli Sandé. Fiquei intrigado de ver como as coisas funcionam já que estava na minha cabeça falar sobre ela tem algum tempo, mesmo antes de realmente conhecer o trabalho como disse na critica da canção Read All About It do rapper Professor Green. Depois que conheci fiquei completamente inclinado em falar sobre ela. Resolvi então não só "apresentar" ela no New Faces, mas dá o reconhecimento devido a ela depois do lançamento do sensacional Our Version of Events, primeiro álbum dela.

Adele Emeli Sandé nasceu na Escócia. Filha de uma inglesa e pai jamaicano, começou a carreira escrevendo músicas para nomes como Cher Lloyd, Susan Boyle, Leona Lewis, Cheryl Cole e Tinie Tempah. Ganhou reconhecimento ao participar da canção Diamond Rings do rapper Chipmunk em 2009 e depois Never Be Your Woman do rapper Wiley de 2010. Depois de assinar com a Virgin Records e ano passado com a EMI Records para lançar seu primeiro trabalho. Ano passado ela fez o featuring na música já citada do rapper Prpfessor Green que ficou em primeiro lugar na Inglaterra. O destaque a ajudou a começar a tragetória de lançamento do seu álbum debut, Our Version of Events. Lançado esse mês, o CD alcançou o primeiro lugar nas paradas britãnicas vendendo cerca de 100 mil cópias. Porém, o que mais chama atenção é a qualidade entregue por Emeli (que como vocês podem ter reparado mudou de nome artístico para não a confundirem com a outra Adele).

Conduzido pelo produtor, ainda desconhecido Shahid "Naughty Boy" Khan, Our Version of Events é uma viagem tocante sobre o amor. Um álbum simples em sua produção sem grandes arrombos de criatividade, contudo uma preciosidade em um trabalho perfeito. Não há como falar da qualidade do álbum sem falar do trabalho magnífico de Emeli. Ela entrega performances intimistas e ao mesmo tempo arrasadoras em cada música. A voz cristalina dela lembra nomes do R&B dos anos noventa misturando com pouco de grandes divas do jazz ao entregar interpretações geniais em cada música. Um domínio de tom, melodia e projeção vocal impecáveis. Não apenas cantar. Dar vida a cada emoção colocada em cada música. Cantar para Emeli é um exercício de vida. Tudo isso sem grandes notas ou efeitos. E que letrista é Emeli. Quase todas as músicas são em um tom "stripped". Dispensa-se grandes arranjos para focar na simplicidade em momentos arrebatadores. Basicamente, seguindo um caminho R&B e pop mostrando uma musicalidade refinada. É um álbum que precisa ser descoberto por todos que gostam de música. É uma lição de como ser uma verdadeira cantora, mas diferente do que as pessoas acham. E as músicas são para serem apreciadas uma por uma. Como não se encantar pela declaração de amor poderosa de My Kind of Love? Chorar com a desilusão marcada em Clown. Ou não sentir que a esperança ainda vive, mas com dificuldades em Maybe. Cortar o coração na linda Suitcase. Querer se declarar em Breaking the Law. Ter esperança no amor em River. Ter esperança na vida com Hope de co-autoria e produção de Alicia Keys. Ou querer lutar em Read All About It, Pt. III (versão nova para a canção com Proferssor Green). Ouça, sinta, viva. Descubra Emeli Sandé.

Nenhum comentário: