9 de março de 2012

Quem São?

We Are Young (feat. Janelle Monáe)
Fun.

Somebody That I Used to Know (feat. Kimbra)
Gotye

Não sei se vocês reparam, mas estamos vivendo um momento "anormal" no mundo da música. Os dois maiores sucessos tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra são de artistas desconhecidos e de estilos alternativos. Para começar temos a banda Fun. com o hit We Are Young.

Seguindo uma linha mais pop rock alternativo, a banda Fun. lançou seu segundo álbum, Some Nights, em Fevereiro passado. Chegando ao terceiro lugar da Billboard com cerca de 70 mil cópias na primeira semana de lançamento. Tudo isso devido ao sucesso do primeiro single We Are Young que foi ajudado após ser feito um cover na série Glee e a empresa Chevrolet usá - la em um comercial no Super Bowl. Sem nenhum apelo para o mainstream de hoje, We Are Young é uma canção estranha, com composição inspirada e uma produção grandiosamente alternativa. Ela segue um fluxo diferente crescendo aos poucos em um arranjo grandioso, pegajoso e bem estruturado. A composição é o grande ponto forte do single. Tocante em retratar de maneira quase poética o fim de um relacionamento e ao mesmo tempo tem um toque pop e divertida. Mesmo com os vocais certos para o tom da canção, a banda perde uma oportunidade de transformar a canção em um trabalho genial ao dar pouco espaço para a participação de Janelle Monáe. A cantora poderia elevar a canção em momentos sublimes, mas seu backvocal de luxo se perde no final da música.

Se o Fun. está fazendo sucesso, o cantor australiano - belga Gotye está fazendo muito mais. Em primeiro lugar na parada britânica já faz três semanas e em 9° na dos Estados Unidos, além de vários primeiros lugares ao redor do mundo, seu single Somebody That I Used to Know já pode ser considerado o maior sucesso até agora do ano. E é um feito enorme para um cantor quase desconhecido e com um canção completamente não - comercial.

Somebody That I Used to Know é balada rock alternativa de "dor de cotovelo" de gente "alternativa". A letra da canção é sofisticada, apesar do seu tema. Gotye faz um íncrivel realato sobre as amarguras de um fim de relacionamento de maneira adulta e refinada, mas com emoção:

Você pode ficar viciado em um certo tipo de tristeza
Como renúncia no final, sempre no final
Então, quando descobrimos que não podíamos fazer sentido
Bem, você disse que ainda seríamos amigos
Mas eu admito que eu estava feliz que isso acabou

A pegada mais simples e delicada do arranjo em uma base mais artística com a inserção de instrumentos não tão comuns no mainstream e as nuances entre as partes mais emotivas é cativante. Assim como a música do Fun., a canção peca pelos vocais do featuring, aqui a também desconhecida Kimbra que não acrescenta muito para a canção. De qualquer forma, entre acertos e erros é muito bem ver que ainda existe lugar para qualidade fazendo sucesso. E saber se isso é passageiro ou é a mais nova onda.

nota
We Are Young: 8
Somebody That I Used to Know:7,5

Nenhum comentário: