7 de outubro de 2012

Meu Nome é Bond. James Bond, Senhora Adele

Skyfall
Adele

Ser convidado para cantar o tema de um filme da franquia do James Bond é considerado um feito e tanto. A escolha pode ser resultado de três possíveis linhas de raciocínios: o escolhido já é um artista consagrado ou é um artista iniciante que está no ápice da carreira ou os dois ao mesmo tempo. Adele acaba de entrar na lista de artistas donas de uma música feita para um filme do espião ficando nessa última categoria.

Já faz algum tempo que os filmes do espião não ganhavam uma canção a altura dos clássicos de Shirley Bassey (a artista que mais gravou temas com três no total com Goldfinger, Diamonds Are Forever e Moonraker), Paul McCartney (Live and Let Die), Duran Duran (A View To A Kill) e Nancy Sinatra (You Only Live Twice). Essa sensação aumenta quando olhamos as últimas canções feitas onde encabeça Die Another Day da Madonna se transformando no pior tema de todos os tempos. Felizmente, Adele fez mais do que o dever com o lançamento de Skyfall.

O grande mérito da canção é unir perfeitamente a atmosfera clássica dos temas de James Bond e a personalidade grandiosa de Adele. Quando ouvimos a música sabemos que tem a marca dela na hora, mas também sabemos qual é o seu foco. Já vi críticos falarem que a canção é previsivel. Posso até concordar, mas é previsível nunca soou tão bem. Começa pela produção grandiosa de Paul Epworth que pega referências nítidas da trilha sonora dos filmes para construir um arranjo poderoso, atemporal e rico na sua instrumentalização com a ajuda da orquestra de J. A. C. Redford. Um primor. Alguém duvida que Adele é a dona da voz dessa geração? Eu não, pois quando ela resolve humilhar ela consegue sem muito esforço. Seguindo em crescente cheio de um sentimento forte e refinado ao estilo apocalíptico que a composição sugere. Não um sentimento literal, mas de uma maneira mais psicológica o que tem tudo a ver com a trama do filme. Acho o começo simplesmente genial com um refrão sensacional, mas ela perde um pouco do foco na parte final só que não perde a qualidade. Se a Academia Cinematográfica não continuar tão pé no saco com as normas para a escolhas das canções que concorrem ao Oscar poderemos ver Adele sentada ao lado dos grande de Hollywood ano que vem. E quem não vamos ver ela sendo chamada para pegar sua estatueta dourada. Cacife ela tem e muito.
nota: 9

Nenhum comentário: