24 de julho de 2013

Country Gay

All-American Boy
Steve Grand


Eu já falei aqui sobre o quanto o mercado hip hop é machista e homofóbico. Também falei da importância da "saída" do armário do Franck Ocean, mesmo não sendo um artista naturalmente do hip hop, ele está inserido nesse mundo "da cabeça aos pés". Contudo, nunca toquei no assunto em relação ao mundo country. A música que domina o interior dos Estados Unidos sempre foi rodeada de estereótipos machistas. O principal dele é que é feito por "cowboys machões" para "cowboys machões". Claro, ao longo das décadas isso vem mudando um pouco com nomes como Dolly Parton, Dixie Chicks, Miranda Lambert e até mesmo a Taylor Swift, entre outras. Essas cantoras com suas canções com teor feminista abriram e abrem espaço para as mulheres expressarem suas ideias e personalidade derrubando velhos estigmas. Só que ainda paira uma grande nuvem sobre o country que "tampa" uma questão: não existe "gay" no country? Sim, existe como "provou" O Segredo de Brokeback Mountain. Então, onde eles estão? Não sei exatamente onde eles se escondem, mas ao menos um deles conseguiu sair da escuridão e ganhar destaque nos últimos tempos.


Steve Grand tem 23 anos é sarado, lindo, canta bem. Sem ainda ter sido contratado por uma gravadora, ele produziu do próprio bolso seu primeiro vídeo para a canção All-American Boy e lançou no YouTube. Em poucos dias ela se tornou viral alcançando mais de 1,5 milhões de visualizações. E qual é o grande motivo para esse sucesso tão rápido? Simples: Steve é gay e fez uma música e vídeo sobre isso. Claro, só por isso já chamaria a atenção, mas Steve é um cantor country e já considerado o primeiro homem assumidamente gay do estilo. Um grande passo para estilo e outra vitória para a causa gay sem dúvida nenhuma, mas o melhor disso tudo é que All-American Boy é uma ótima canção. Começa pelo fato que não importa quem ou para quem a canção foi feita, All-American Boy é uma canção muito bem produzida seguindo um estilo country pop rock atual, mas não descartável. A ótima produção acerta no tom da canção com toda sua grandiosidade romântica perfeita sem parecer estereotipada, mas sabendo dosar a parte radiofônica perfeitamente. Steve é um cantor bem interessante já que sua voz não tem um tom exatamente tradicional country e tem um alcance bem maior que a maioria dos cantores do estilo. Em All-American Boy, Steve tem um desempenho poderoso, convivente e cativante. A boa composição é explicitamente homoafetiva e não tem medo disso falando de um amor entre o narrador e um amigo:

He smiles, his arms around her
But his eyes are holdin me, just a captive to his wonder, ohh
I say we go this road tonight

Corajosa e muito bem feitinha do começo ao fim. Só espero que esse seja o começo de um novo caminho para o country e também para o Steve que parece ter bastante talento.
nota: 8,5

Nenhum comentário: