12 de agosto de 2013

Então, Vamos Falar da GaGa?

Applause
Lady GaGa

GaGa is back! Para o bem ou para o mal! Uma semana antes do que estava planejado, Lady GaGa liberou o primeiro single do seu aguardado terceiro álbum, Artpop. O lançamento de Applause foi antecipado, segunda GaGa, para evitar vazamentos em uma ação midiática bem pensada e que resultou em um grande barulho logo no começo do dia. Claro, que a Katy Perry ter lançada sua canção nesse final de semana não deve ter nada com isso, mas o cenário para essa semana ficou bem claro que será da guerra entre duas divas pop pelo domínio das paradas e a atenção do público (preparem para aguentar a loucura que vai ser a disputa entre os fãs das duas). Como Applause só vai ser lançada amanhã no iTunes deixamos essa disputa para depois, pois agora o que interessa é: o que pensar de Applause?

Applause não conquista nas primeiras ouvidas ou não vai mudar a opinião de quem não gosta dela. Devo dizer que para essas últimas pessoas Applause é um prato cheio para uma saraivadas de criticas, pois a canção não é excelente. Porém, não é ruim. Há várias qualidades e há vários defeitos. A canção está bem longe da pretensiosa grandiosidade de Born This Way. Contudo, ela está também bem longe da perfeição pop que foi The Fame Monster. Applause é uma volta a sonoridade do The Fame onde ouvimos uma GaGa voltar ao pop mais tradicional com a construção de uma canção dançante, despretensiosa e divertida com uma batida eletrônica contagiosa. Só que Applause é tudo isso apenas. Era esperado de GaGa algo mais pungente, revigorante e poderosa. É um pop rasteiro com a marca GaGa. Liricamente, GaGa faz uma confusa, mas original critica/exaltação da fama. É sempre bom ver uma cantora pop que tem a inteligência de ir além dos temas batidos e saber com pouco dizer muito, mas aqui fica faltando alguma coisa que as
canções da GaGa sempre tiveram: o fator "cantar junto". A cantora entrega sua performance mais "questionável" em um single, principalmente em se tratando do primeiro de um álbum seu. A produção exagera nos efeitos no refrão deixando a voz de GaGa metálica demais tirando o brilho dela, mas acerta nos versos onde ela mostra uma performance deliciosa com forte influência do David Bowie dos anos setenta. O que esperar realmente da nova fase de GaGa ainda é um mistério, mas o que sabemos é que a GaGa está de volta e ela está preparada para o der e vier.
nota: 7

Um comentário:

christine blog disse...

Sempre fico esperando muito da Lady, ela faz tanto falatório. Applause deixa a desejar..