17 de janeiro de 2014

As Duas Faces (Perfeitas) Da Beyoncé

XO
Drunk in Love (feat. Jay Z)
Beyoncé


Não há mais dúvidas: BEYONCÉ é um sucesso de vendas. Se não bastasse ter conseguido as melhores criticas da carreira de Bey sendo considerado um dos melhores trabalhos mainstream dos últimos anos, BEYONCÉ já vendeu quase 2 milhões de cópias em apenas 17 dias ao redor do mundo. Só depois do lançamento do CD foram lançados os singles para a "divulgação" (coisa que nem precisa, mas deve ajudar). Assim como em I Am...Sasha Fierce o esquema é o de lançamento duplo de single com diferentes focos. Começamos com o single mais "pop".

XO é a canção mais emocionante da carreira da Beyoncé. Porém, não é uma emoção unilateral que contempla apenas um "tipo" de emoção. XO pode ser vista e sentida de várias maneiras dependendo apenas do estado de espírito de quem ouve.

A canção é a exaltação de uma simples regra, mas que esquecemos de cumprir: a vida é curta demais, então ame. Para uma pessoa mais desapercebida XO pode falar apenas de um amor romântico. Ledo engano. A beleza da composição está no fato de pode ser destinada de qualquer pessoa para qualquer pessoa. De um filho para a mãe. De um irmão para outro. De um amigo para outro amigo. Não importa, pois a poderosa mensagem contida em XO é universal. Poucas vezes nos últimos anos uma canção conseguiu através de uma composição tão simples em forma passar tantos sentimentos e tão poderosos. E não poderia ser diferente já que a construção do arranjo é magnifico. A produção liderada por Ryan Tedder (um de seus melhores trabalhos), The-Dream e a própria cantora fazem de XO uma power balada pop/R&B com toques de eletrônico. Só que a elaboração da sonoridade é enriquecida e refinada com a adição de várias nuances para canção transformando-a em uma obra original e cativante. Nem é preciso falar que Beyoncé está perfeita em sua performance mostrando não apenas talento vocal, mas toda a sua sensibilidade em um interpretação linda.

Já em Drunk in Love, lançada nas rádios de música "urban", mostra Beyoncé em seu lado mais sexual. E como ela faz isso bem.

Esqueça as batida fáceis que estamos acostumados quando de trata de uma fusão de hip hop com outros estilos já que Drunk in Love passa longe de ser mainstream. A produção (que tem como produtores o Timbaland e J Roc) faz da canção um impressionante mistura de trap com hip hop ao utilizar uma batida bem cadenciada e sexy dando para a canção uma estrutura minimalista, mas ao mesmo tempo poderosa. Ainda mais com o acréscimo de detalhes que fazer a diferença como a leve influência oriental bem no começo da canção. Beyoncé está "em chamas" em sua performance sensacional cheia de malícia, sensualidade e com um toque de girl power mostrando quem manda ali é ela ainda mais com a participação do maridão Jay-Z em mais um ótimo featuring. E se não bastasse todo essa sexualidade latente tanto nos vocais quanto no arranjo, a composição entrega o momento mais "safado" da carreira da Beyoncé (quando falamos de um single). Drunk in Love fala de sexo e não vergonha disso, mas nada que chegue perto de ser vulgar mostrando que sexo pode ser usado com classe e inteligência. E assim a Beyoncé veio e simplesmente está arrasando para tristeza das "inimigas".

nota
XO: 9,5
Drunk in Love: 9

Um comentário:

Caio Matias disse...

|HAHAHAHAHAAHAH ri demais das notas ,

XO com 9??? valia nem 7