27 de março de 2014

A Senhora é Destruidora Mesmo, Beyoncé!

Partition
Beyoncé

Eu vou ser bem direto para definir Partition da Beyoncé: destruidora de carreiras. Que me desculpe quem não ache isso, mas em apenas cinco minutos e dezenove segundos Bey coloca no chinelo algumas carreiras inteiras de cantoras pop espalhadas por aí. Nem vou citar nomes para não dar mais polêmica do que esse post pode gerar, mas se vocês pensarem bem irião saber de quem estou falando.

O primeiro fator que faz Partition ser tão genial é a maneira como ela foi composta. Beyoncé nunca foi tão sexual, sensual e safadinha em uma canção como ela está aqui. Porém, o que poderia cair na vulgaridade, já que em várias vezes a composição se mostra bem explicita, é contornado pela inteligência dos compositores. Liderados por Timbaland ao lado da própria Bey, do Justin Timberlake e do The-Dream e mais quatro nomes, a letra de Partition (e da sua introdução Yoncé) é uma coleção genial de sacadas, "piadas" e tiradas que misturam claras referencias sexuais com referencias pop. Essa construção tão bem pensada, aliada com o ótimo jogo de rimas e o trabalho fonético, transforma a música em um trabalho original, inovador e a frente do que ouvimos na atual música pop. 

Como escrevi anteriormente, a canção é dividida em duas partes: o começo é a introdução Yoncé e depois vem Partition. Por causa disso, a produção (quase o mesmo o mesmo time dos compositores) poderia pesar a mão e não conseguir "casar" as duas partes da canção a transformando em uma colcha de retalhos, mas o trabalho aqui é tão bem feito usando efeitos sonoros em uma "ponte" perfeita que não deixa essa falha acontecer. Além disso, os estilos das duas partes se "unem" de maneira irretocável. De uma maneira geral a canção é hip hop que une dancehall, pop e eletrônico em uma batida mais simplista, mas não menos refinada. A diferença entre as partes está na intenção de cada uma: Yoncé é mais dançante/hip hop, enquanto Partition é mais sexy/eletrônico. Por fim, Beyoncé entrega a performance vocal perfeita transitando entre estilos e mostrando versatilidade. A única coisa que posso criticar é o fato de Beyoncé ainda não ter começado a divulgar Partition: minha senhora, você tem um possível arrasa quarteirão nas mãos e não faz nada para ajudar? Vamos botar essa sambica para dançar que ainda dá tempo!
nota: 10

Um comentário:

Caio Matias disse...

Hhhahhaha se deleite com a sua diva jota!