29 de abril de 2014

Investimento Duplo

Problem (feat. Iggy Azalea)
Ariana Grande


A pergunta que começa a se fazer em minha mente nesse exato momento é: Ariana Grande pode ser o nome de 2014? Depois de uma estreia com o álbum Yours Truly sendo um sucesso bem satisfatório em termos de vendas e tendo, surpreendentemente, um resultado excepcional, Ariana prepara para lançar seu segundo álbum, ainda sem titulo, nesse ano. Para começar a divulgar o trabalho a jovem cantora lançou Problem ao lado da rapper Iggy Azalea.

A grande surpresa está sendo o sucesso comercial inicial da canção que se tornou o single que mais rápido a chegar ao topo do iTunes nos Estados Unidos com cerca de apenas 40 minutos (o recorde anterior foi de We Are Never Ever Getting Back Together da Taylor Swift com o tempo de 50 minutos). Além disso, Problem já está em número um em mais de 40 países, um feito impressionante para uma artista ainda em começo de carreira.  Dessa maneira, Ariana vai pavimentando o seu caminho, mas com uma companheira de viagem. No momento em que lança Problem, a canção Fancy  está indo muito bem em vários mercados, como o USA, Iggy Azalea também vai se beneficiar do sucesso de Problem. Um investimento duplo.

Falando da canção em si, Problem é uma boa canção. Menos inspirada que várias faixas de Yours Truly, o single continua na mesma pegada de trazer a sonoridade dos anos noventa para a elaboração da personalidade musical de Ariana. Só que dessa vez o R&B  mais tradicional foi deixado um pouco de lado e uma mistura de R&B/hip hop foi usada, algo parecido com que fez Mariah Carey nos meados dos anos '90. A batida é bem legal fugindo da mesmice atual, mas também se rende a umas pitadas de pop para fazer atual e comercial. Gosto da adição de instrumentos como o sintetizador no refrão e o saxofone em outros momentos. De uma maneira geral, a produção poderia ter entrega algo mais poderoso e menos "certinho", mas o resultado final é bom. Mostrando potencial vocal, Ariana faz uma performance boa, mas com alguns erros como, por exemplo, em certos momento parece que ela está forçando para atingir um tom mais alto e dramático, coisa que não precisaria. Iggy também não está perfeita, mas seu carisma consegue superar os pequenos detalhes errados. A composição é um pouco trivial demais com um tema batido, mas as algumas ideais são ótimas e valem os elogios (o refrão "sussurrado" feito pelo rapper Big Sean que não foi creditado e a referencia à Jay-Z no rap). Ao que parece Ariana (e Iggy) serão um grande problema... para as outras artistas em 2014.
nota: 7

Um comentário:

christine blog disse...

É mais uma musica q nao entendi o sucesso. A voz da Ariana é fraca