18 de março de 2015

Primeira Impressão - Outros Lançamentos

Y & Y
Years & Years

A partir de hoje o blog vai contar com uma nova coluna. Ou quase isso. Esse Primeira Impressão não vai tratar de resenhar álbuns, mas, como o nome sugere, de resenhas sobre outros lançamentos que não enquadram na categoria álbum ou single. Normalmente, as resenhas serão de EP's ou mixtapes de artistas novatos, mas também não excluo trabalho de artistas já consagrados. O primeiro artista dessa coluna fixa serão o EP do trio inglês Y & Y.


A banda liderada pelo ator inglês Olly Alexander ainda não laçou um álbum, mas já estão pavimentando muito bem ao serem reconhecidos por grandes "organizações" ligada música. O melhor exemplo é o fato de eles terem serem escolhidos como vitoriosos na tradicional e conceituada lista da BBC inglesa Sound of... de 2015. Para se ter uma ideia, a lista tem como vitoriosos nomes como Adele, Sam Smith, Jessie J, Ellie Goulding, Mika, entre outros. Além deles, vários outros nomes de sucesso foram indicados. Isso já é um ótimo chamariz e se aliando ao fato da canção King ter chegado em primeiro lugar da parada inglesa faz do Years & Years o próximo grande nome do pop. O EP Y & Y é uma boa amostra disso.

O EP já começa com a sensacional Desire. Esqueça a farofada genérica que anda por aí, Years & Years faz uma farofada natalina com tudo que uma boa farofa precisa apenas usando os melhores ingredientes. A produção entrega um arranjo delicioso eletropop com forte influência do eletrônico dos anos '90, mas sem precisar apelar para batidas pré-fabricadas ou repetidas. Desire tem uma atmosfera "limpa" e atemporal que combina muito bem com a ótima composição sobre (claro) desejo. O EP continua com a interessante Take Shelter em que a banda mostra versatilidade e entrega um faixa dance pop com toque generosos de reggae e dubstep dando uma quebrada no ritmo do EP. Em seguida, o single retoma a batida mais eletrônica dançante em uma faixa saída direta de um dos trabalhos iniciais da Madonna. Sim, a rainha do Pop pode ser ouvida na faixa que lembra sucessos como em True Blue, mas sem parecer apenas uma cópia já que a faixa consegue encontrar o seu lugar devido aos vocais de Olly. O vocalista é uma grata surpresa, pois, mesmo sem possuir uma grande voz, tem um timbre lindo e  melancólico entregando ótimas performances. Years & Years termina com a balada Memo que acaba se tornando um ótima mistura de eletrônico mid-tempo com Sam Smith. Com essa amostra ótima, Years & Years deixa a sensação de quero mais. Só espero que o álbum possa suprir essa vontade.
nota
Desire: 8
Take Shelter: 8
King: 8
Memo: 8
Mégia Geral: 8

Nenhum comentário: