16 de junho de 2015

Um Ano Estranho (Versão Remix)

Cheerleader (Felix Jaehn Remix)
OMI


O ano de 2015 vai ficar marcado pelos sucessos inusitados. A maioria das músicas que estão fazendo sucesso comercial até agora são originadas de artistas surpreendentes ou as próprias canções são, digamos, de cair o queixo por vários motivos. Uma delas é o single do jamaicano OMI (nome artístico de Omar Samuel Pasley) a curiosa Cheerleader.

O single está dominando várias paradas aos redor do mundo chegando ao primeiro lugar em cerca de 20 países incluindo a Inglaterra, Austrália, França, Alemanha, entre outros. Além disso, Cheerleader alcançou o 11° na Billboard e, provavelmente, deve ir mais alto devido as vendas no iTunes. O que de tão curioso caracteriza a canção? Não é apenas um fator, mas uma "coleção" deles. O primeiro é o fato de a canção trazer de volta o reggae para as paradas mundiais mesmo sendo Cheerleader ser considerada uma reggae fusion (sub-gênero do reggae que mistura elementos do dancehall com soul music, pop, jazz, entre outros). Além disso, Cheerleader foi lançada em 2012, mas apenas ano passado ganhou uma versão remix pelo desconhecido Felix Jaehn. O sucesso começou na Inglaterra em Maio com vendas de mais de 600 mil cópias vendidas. Outro fator que faz de Cheerleader um sucesso esquisito é o fato de que o single ser bem ruinzinho.

A volta de um gênero quase esquecido é louvável, Cheerleader não representa em nada o reggae por ser uma canção que, apesar de não chegar a ser ruim, é chata para caramba. Nem mesmo a versão remix ajuda a melhorar essa sensação. Boa parte disso vem dos vocais de OMI parecendo que o cantor está sofrendo de narcolepsia em uma interpretação arrastada, entendiante e sem graça. Até a construção do instrumental é ok, mas faltou energia para entregar algo divertido e realmente marcante. Entender o sucesso de Cheerleader é extremante complicado, mas vamos apenas imaginar que o ano está muito estranho que já ajuda a explicar.
nota: 5

Um comentário:

Anônimo disse...

E enquanto isso músicas realmente boas não emplacam, vide "Ghosttown" da Madonna... o mundo da música é realmente bizarro !!!