8 de fevereiro de 2016

Primeira Impressão

This Is Acting
Sia


Não poderia ser de outra pessoa do que da Sia a ideia de fazer um álbum composto basicamente com as músicas descartadas por outros artistas. Além do fato dela ter escrito todas as canções e ainda ser um dos nomes mais requisitados por vários artistas para comporem suas músicas, Sia adotou a estratégia de não mostrar mais o seu rosto em suas aparições, pois ela quer dar ênfase para a sua música e nada mais. Essa característica ajuda a mostrar a sua capacidade de se despir da sua personalidade para reconstruir a mesma de acordo com a necessidade dos outros artistas. Por isso, não há melhor nome para o sétimo álbum da Sia do que This Is Acting (em tradução livre seria como "isso é uma atuação"). 

O mais curioso é, porém, o fato que essa colcha de retalhos de canções rejeitadas não seja um verdadeiro "samba da Sia doida" e, principalmente, tenha na personalidade da Sia o seu maior acerto. Apesar de terem sido pensadas para diversos artistas completamente diferentes entre si (nomes vão da Adele até a Rihanna), as músicas refletem a visão da cantora australiana de maneira elegante e contundente, mas sem nunca esquecer sobre o que deve realmente brilhar: a música. Dessa maneira, This Is Acting resulta em um álbum pop adulto, contemporâneo, misturando tendências comerciais com outras mais artísticas, adicionando deliciosas pitadas de soul music, eletrpop e trap pop. Conduzido com um apuro sonoro invejável principalmente por Greg Kurstin e Jesse Shatkin, This Is Acting peca na sua metade final quando perde força depois de uma sequência inicial maravilhosa com faixas que quase beiram o buraco da faixa "bland". Todavia, Sia está imbatível com os seus vocais que chegam perto de uma verdadeira força da natureza em plena ação. Não apenas o poder se mostra no imenso alcanço vocal dela, mas na maneira como ela domina a sua voz, os seus maneirismos como, por exemplo, a maneira que ela pronuncia várias palavras acentuando o seu sotaque e como ela transita por todas as cadencias sem perder qualidade. This Is Acting é composto de boas composições que tem como eixo principal uma mensagem positiva sobre auto estima que devido a maneira limpa como Sia escreve não deixa virar um verdadeiro muro da lamentação. Beneficiado pelo talento nato da cantora em escrever letras que grudam na cabeça, mas que possuem uma mensagem realmente impactante, This Is Acting tem o seus melhores momentos nos singles Alive Bird Set Free, a bonita One Million Bullets, a dançante Move Your Body, Reaper a produzida pelo Kanye West, a inesperada Sweet Design, a densa Unstoppable e, por fim, Cheap Thrills que clama para ser single. This Is Acting é a comprovação do talento mutável da Sia, uma artista tão surpreendente que é capaz de se transformar em várias pessoas sem perder a sua essência.

Um comentário:

Unknown disse...

O nome do álbum é mais do que apropriado! A Sia não só é talentosa cantando e compondo, como também é uma "marketeira" de mão cheia (Não mostrar o rosto chama mais atenção do que se ela mostrasse rsrsrs). Ouvindo a discografia da Sia percebemos o quanto ela é volátil, e mais ainda nesse álbum!