12 de março de 2016

Primeira Impressão

untitled unmastered.
Kendrick Lamar

This Unruly Mess I've Made
Macklemore & Ryan Lewis




O que faz de um álbum de rap/hip hop ser considerado um bom trabalho? Analisar um álbum feito por um rapper ou um artista de hip hop é bastante complicado, pois, assim como outros gêneros específicos, existe uma "melodia" diferente que toca para a construção desses dois estilos irmãos. Não teria melhor momento para tentar entender os critérios necessários para essa avaliação do que o lançamento de dois álbuns tão diferentes em seus resultados, apesar de terem quase a mesma essência: de um lado o lançamento surpresa de Kendrick Lamar com a compilação untitled unmastered. e This Unruly Mess I've Made, o segundo álbum da dupla Macklemore & Ryan Lewis.

Ao contrário de cantores, rappers não precisam se preocupar com problemas relacionados a afinação ou ter ou não boas vozes ao cantar, apesar das tentativas de alguns. O que faz de um rapper ser bom é a sua capacidade de "spitting" (gíria em inglês que serve para designar o "falar" das palavras durante uma música). E não é apenas falar como qualquer um poderia fazer, mas o processo é bem mais complexo que se pode imaginar. O rapper precisa ter consciência de ritmo, pronúncia, tempo, entonação e, claro, interpretação. Tudo isso ao mesmo tempo e sem tempo para ensaia muito, pois, normalmente, os melhores rapper são aqueles que são capazes de tecer rimas e versos de improviso. Nesse quesito, Macklemore e Lamar são, dentro dos seus estilos, ótimos rappers. Claro, por apresentarem estilos tão diferentes, não é possível realizar uma comparar os dois de maneira justa, mas há uma qualidade que é comum para os dois: o carisma de suas performances. Macklemore tem sempre uma atmosfera leve, divertida, direta e que se adéqua bem para cada canção, até naquelas com uma intenção é atingir temas mais profundos. Já Lamar, dono de voz uma voz grave, tem um áurea poderosa sobre as suas performances e, principalmente, uma urgência impregnado em sua voz. Em untitled unmastered., o rapper continua a elevar o seu oficio ainda mais ao mostrar uma versatilidade imensa, sem perder a sua personalidade. Devido a isso, Lamar está alguns degraus acima dos seus contemporâneos em todos os quesitos possíveis de avaliação para um rapper. Na questão da produção dos álbuns, os dois rappers não poderiam estar mais distantes.

untitled unmastered. é uma compilação de músicas que não entraram no álbum To Pimp a Butterfly ou que foram gravadas depois do seu lançamento. Ou seja: as faixas são basicamente demos de gravações descartadas oficialmente por Kendrick. São faixas que nem ao menos possuem nome, pois são nomeadas como "untitled" (sem titulo) mais a data que foram gravadas. Já This Unruly Mess I've Made é o sucessor do hit álbum The Heist, retomando a parceria com o produtor Ryan Lewis com Macklemore. Além disso, a elaboração por trás dos álbuns são completamente diferentes. 

Com a produção inteira feita por Ryan Lewis, This Unruly Mess I've Made é um álbum redondinho e divertido, mas que nunca alcança o verdadeiro potencial dos seus criadores. Apesar de todos os esforços de Lewis com a criação de arranjos muito bem instrumentalizados que seguem um caminho minimalista com a adição de batidas mais simples na maioria das faixas, resultando em um hip hop honesto, clean e, por várias vezes, descontraído, mas que não alcança um nível que seja realmente empolgante ou mesmo viciante. A sonoridade final fica nesse meio caminho, aonde faixas como o single Downtown e a divertida Dance Off com a participação do ator inglês Idris Elba ganham destaque, pois são uma das poucas que saem do quadrado criado pela produção de Lewis. Continuando com a sua viagem experimental pelo hip hop, os vários produtores envolvidos entregam uma visão parecida com o álbum anterior de Lamar ao fundir o hip hop com vários outros gêneros e estilos distintos para criar sonoridade transgressora, vigorosa e revigorante. Claro, como não são faixas esteticamente finalizadas, o resultado final fica um pouco abaixo do que poderia ser em um trabalho completo, mas só de imaginar que todas as canções têm essa qualidade sendo "sobras" é de cair o queixo. O grande ponto de discrepância entre os trabalhos e que mostra o que realmente faz a diferença ao determinar se um álbum de rap/hip hop são as suas composições. Enquanto Macklemore e a dezena de parceiros fazem um trabalho bem intencionado, mas carente de inteligencia semântica e sintática, Kendrick faz praticamente sozinho um trabalho perfeito em todos os sentidos. 

This Unruly Mess I've Made é uma amontoada de ideias divertidas e, em alguns momentos, politicamente bem intencionadas, mas que não encontra suporta em construções pobres, frágeis, clichês e com pouca inspiração. Como escrito antes, Macklemore tem boas intenções ao falar sobre assuntos pessoais como, por exemplo, a sua relação com a fama instantânea e a perda de um amigo por overdose e levantar a bandeira contra o racismo na criticada White Privilege II, mas que é melhor que o esperado, apesar de ser estranho um homem branco falar sobre o "privilegio dos brancos". Entretanto, nada disso é mais importante que conseguir transformar ideias em "ações". Lamar consegui isso e vai bem além ao criar imagens avassaladoras e de uma inteligência criativa impressionante. Mesmo discutindo assuntos íntimos, o rapper continua a sua intensa discussão sobre a posição do negro na sociedade. Os melhores momentos de untitled unmastered. são as faixas oito (untitled 08 | 09.06.2014.) e a avassaladora faixa sete (untitled 07 | 2014 - 2016) com a sua estrutura divida em três partes que, apesar de completamente diferentes, conseguem uma união perfeita. Kendrick Lamar e Macklemore mostram o quanto importante o rap e o hip hop são importante para a música, mesmo com resultados diferentes.

This Unruly Mess I've Made


untitled unmastered.

Nenhum comentário: