3 de maio de 2012

As 50 Maiores Cantoras de Todos os Tempos

Part. I
Part. II
Part. III
Part. IV
Part.V
Part. VI
Part. VII 
Part. VIII




Parte IX

10.Madonna
Não se chama uma pessoa sem sangue azul de Rainha sem motivos. Não se idolatra uma pessoa sem motivos. Não a transforma em lenda ainda nova e em vida apenas por gostar dela. Não há deusa sem poder. Não há música sem Madonna. Aquela garota que começou como um fenômeno nos anos oitentas (muitos achavam que ela seria apenas uma fase) se tornou um dos maiores forças da música de todos os tempos ajudando a transformar a visão que o mundo tinha em relação ao que era um ídolo. Sempre mudando os rumos da carreira ao recriá-la toda vez que lançava um novo álbum. Contudo, não só foi isso que ajudou ela a se tornar quem é hoje em dia. O talento incomparável a consolidou de maneira eterna no hall das lendas do mundo da música. Se em uma carreira longa tão rica não é fácil decidir qual é a música definitiva, mas podemos citar um dos clássicos de sua autoria que está acima do bem e do mal: Like a Prayer.


9.Dolly Parton
A Rainha do Country pode até não ser conhecida aqui no Brasil e em várias partes do mundo, mas sua importância vai muito além da sua fama. Dolly Parton é uma das compositoras mais respeitadas de língua inglesa. Sua carreira, começada em 1967(!), se construiu a partir do talento de compositora que ela mostrou ter. De sua composição veio clássicos como Coat of Many Colors, Jolene, I Will Always Love You e My Tennessee Mountain Home que são consideradas entre as maiores canções de todos os tempos. Com a composição de 9 to 5, Dolly ganhou o Oscar de Melhor Canção e ainda estabeleceu uma boa e longa carreira no cinema como atriz em filmes como em Como Eliminar Seu Chefe e Flores de Aço. E hoje em dia desfruta da fama de ser uma das maiores (e simpáticas) estrelas da música.

8.Etta James
Infelizmente, ainda muitas estrelas só recebem o verdadeiro reconhecimento depois da morte. E esse é o caso de Etta James que se foi no começo do ano aos 78 anos de vida. Uma vida que deveria ser exemplo em todos os aspectos. Depois de anos viciada em drogas, Etta deu a volta por cima a se livrar do vicio ainda na década de oitenta. Sua carreira decolou no começo dos anos sessenta com o lançamento do clássico álbum At Last! de onde a música At Last se tornou, não só seu maior sucesso, mas um definidor de águas inaugurando o R&B moderno. Assim só digo que lendas não morrem, apenas vão se apresentar em outros palcos.

7.Tina Turner
Eu podia falar sobre toda a carreira gloriosa dela, mas para realmente representar Tina vou contar uma história que define ela:

"Tina era casada com o também musico Ilke Turne, de onde ela "tirou" o sobrenome. Durante muito tempo eles formaram uma dupla de sucesso onde ela era a frontwoman e ele o produtor e empresário. Na vida pessoal, Ilke era extremamente violento e agredia psicologicamente e fisicamente Tina durante muitos anos. Com o crescimento da fama de Tina em carreira solo, Ilke tentou controlar ainda mais ela. Em uma determinada noite em 1977 antes de um show, Ilke começou a agredir Tina dentro de uma limusine. Então, pela primeira vez, ela revidou as agressões e conseguiu fugir. Sem dinheiro ou documentos, ela parou em um hotel e pediu um quarto e prometeu que iria pagar pelo quarto depois. A união entre os dois foi desfeita tanto profissionalmente quanto pessoalmente. No julgamento do divorcio, Tina tinha o direito de reclamar sua parte na fortuna que ela e o marido construiram juntos. Contudo, Tina reivindicou apenas o direito de usar o sobrenome Turner pois "ela tinha dado duro para construir". Durante alguns anos ela passou dificuldades tendo que fazer faxina na casa de amigos para sobreviver. Anos mais tarde ela deu a volta por cima com o lançamento de Private Dancer".

Isso difere cantora de divas. E divas de lendas.

6.Whitney Houston
Vamos aos fatos: essa lista foi feita bem antes da morte de Houston e a posição dela não foi alterada em nenhum número desde então. E mesmo se fosse, seria injusto? Não. Para quem esteve na Terra nos últimos 30 anos sabe que a maior voz dessa geração nem precisaria de explicações para estar aqui. A voz que embalou milhões de pessoas. A presença que emocionou platéias. O nome que vai morar em nossos corações para sempre.

2 comentários:

lucas lopes disse...

amo, amo Tinar Turner! ela é simply the best. me pergunto quais as cantoras que estarão na frente dessas deusas.

Saymon disse...

Então camarada do "Bendito Drink Pop", eu ainda aposto em Aretha em primeiro, so anseio que Dionne Warwick de as caras tambem, sejamos justos, um detalhe que acho que foi um erro foi quando o blogueiro disse que Shakira abriu espaço para outros cantores latinos ou coisa assim, entao que é Gloria Stefan mesmo: ....