8 de maio de 2013

Mimi Versão 2013

Almost Home
#Beautiful (feat.Miguel)
Mariah Carey


Mariah Carey parece que prometeu que 2013 seria o ano de seu mais novo comeback e não vai poupar esforços para tanto. Começou se juntando ao American Idol, apesar de que os resultados de audiência não estão sendo lá essas coisas tanto que há rumores que os produtores querem troca-lá colocando a Jennifer Lopez de volta (!), mas mesmo assim ainda é uma ótima plataforma para ser vista pelo público. E agora MC começa a pavimentar seu retorno de maneira mais sólida. Tudo começa pela canção Almost Hom, tema do filme Oz: Mágico e Poderoso.

Contratada para ser a interprete de Almost Home, Mariah poderia cair em uma cilada que foi evitada graças a ela mesma e a produção do grupo de produção Stargate. A composição não é exatamente um trabalho
que prima pela elegância. Canção tema de filme da Disney quando não bem composta pode acabar em um mar de breguice. Almost Home não chega ao fundo desse mar, mas tem doses significativas de composição estilo auto-ajuda para mocinho salvar a mocinha e ter seu final feliz. A salvação da canção é a direção que a produção da canção segue: em vez de pegar o caminho fácil da baladona pop, MC e Stargate decidiram em fazer uma canção mid-tempo com uma batida mais delimitada como forte influência do pop e R&B que surpreende pela produto final diferente do que poderia se esperar da cantora. Além disso, Mimi entrega uma performance confiante mostrando que ainda é dona de uma voz espetacular mesmo ainda com certos maneiros que para ela a gente até dá um crédito. Longe de ser uma When You Believe, Almost Homeé um trabalho digno da carreira dela. Contudo, o verdadeiro trabalho para marcar o comeback dela é o single que abre os trabalhos do décimo quarto álbum dela é a surpreendente #Beautiful.

 Antes de qualquer coisa devo ir direto ao assunto dos defeitos da canção:

1° A canção parece mais um Miguel feat. Mariah do que Mariah feat. Miguel; e,

2° Por que cargas d´água usar hashtag na frente do nome da canção? Apenas para parecer moderninho?

Tirando issso, #Beautiful é a canção mais ousada que MC já lançou na carreira mostrando uma (r)evolução da sonoridade. Não que ela mudou drasticamente de estilo saído do R&B, mas é uma mudança corajosa na base do estilo que a consagrou. Para tanto, ela chamou o talentoso cantor Miguel para dar essa nova visão sendo que a parceira é divida entre os dois tanto nos vocais, na composição e na produção. Pela primeira vez Mariah faz uma parceria tão colaborativa com um artista ainda relativamente novo e essa aposta vale a pena em cada segundo de #Beautiful. A sonoridade de Miguel é nitidamente ouvida na canção em sua elaboração refinada do novo R&B misturado old soul e uma pegada pop contemporânea. Isso cria uma atmosfera completamente diferente de qualquer outra canção de MC, mas o cuidado na produção com um arranjo sensacional que consegue unir a personalidade de Mariah com essa visão moderna de Miguel. O mais impressionante é que mesmo sendo uma canção pouco comercial, #Beautiful pode ser um estouro enorme de sucesso por ser tão diferente do que está sendo oferecido pelo atual cenário musical. Tanto Miguel, quanto Mariah estão perfeitos em atuações seguras e sem exageros, principalmente dela. Mesmo a canção sendo um pouco simples demais, #Beautiful volta ao que MC sabe de fazer melhor: falar de amor. Aqui a canção ganha alguns toques bem vindos de Miguel dando uma "apimentada" na canção. Resumidamente: querida Mariah, esse sim é um retorno triunfante!

nota
Almost Home: 6,5
#Beautiful: 8

Um comentário:

lucas lopes disse...

como forte influência do pop e R&B que surpreende pela produto final diferente do que poderia se esperar da cantora. oi?