30 de dezembro de 2012

Os 50 Melhores Singles do Ano

Part.I
Part.II
Part.III


Part. IV


20.Every Single Night
Fiona Apple
"Every Single Night é uma pérola de genialidade com uma construção de arranjo quase transcendental. Minimalista na delicada, mas acachapante na escolha de instrumentos que não apenas valorizam atmosfera intimista da canção. É muito difícil tentar classificar em que estilo o single se encaixa. Então, posso afirmar que música realmente boa não precisa de classificação. Fiona caminha em uma montanha-russa em uma interpretação memorável onde o ponto alto é quando ela aumenta o tom e dá um toque "indígena" para a canção no final do refrão. Composição de alto nível que escancara um coração ferido, mas bem diferente de clichês clássicos."
Resenha


19.Come Wake Me Up
Rascal Flatts
"Come Wake Me Up é uma balada country capaz de arrancar uma lágrima do coração mais duro se um dia esse foi de verdade. Após o rompimento de um relacionamento, o narrador não consegue esquecer por nenhum segundo a pessoa amada. O grande diferencial da composição é extrair cada palavra não dita, cada ação não mostrada, cada dor escondia de maneira tão sincera como ao contar que a ele quer a amada seja infeliz e que assim volte para ele ("Mas eu espero que você tropece e caia de novo nesta paixão"). Parece egoísmo, mas quem nunca sentiu isso após terminar? Cada verso da canção contém uma força descomunal recheada de sentimentos traduzidos nos vocais perfeitos Gary LeVox que aproveita o seu tom diferente, mas com grande alcance para colocar tudo para fora dando a impressão verdadeira de estamos diante de uma desabafo em forma de música"
Resenha


18.Free
Haley Reinhart
 "A canção é um pop completamente diferente do que a gente tem ouvido hoje. Mais puxado para o blues a produção da canção entrega um trabalho primoroso de construção de várias camadas e texturas espetaculares que mostram como o pop pode ir muito além. E falo de "anos-luz". A composição mostra uma artista capaz de ser séria e sentimental, mas com um tempero especial para falar de amor. Esse tempero vem da voz de Haley. A mais original surgida desde a Florence Welsh, a jovem tem um tom diferente, uma capacidade de modular a voz como poucas e uma postura de interprete maravilhosa. A canção se "enche" dela do começo ao fim"
Resenha


17.Home Again
Michael Kiwanuka
"Carregando um som retrô misturando soul, folk e blues ele faz de Home Again (canção e álbum) jóias raras e de valor não calculado. O single é de uma sensibilidade tocante falando sobre a sensação de estar perdido neste mundo, mas com esperança de um dia encontrar o caminho de casa. A delicadeza expressa na bela composição emana uma sensação de calma que reflete no arranjo minimalista, mas um emaranhado de emoções. Assim também posso exemplificar a voz de Kiwanuka. Um momento de puro deleite."
Resenha


16.Gangnam Style
Psy
"Categozidado com K-pop (estilo de pop originado na Ásia), Gangnam Style é um ótimo dance pop já que mostra originalidade na elaboração de uma batida poderosa, viciante e, o mais importante, dançante. Não se exatamente qual se a habilidade de rapper de PSY é realmente boa já que meu coreano está "enferrujado" (kkk), mas o carisma do sul-coreano é tão forte que ele poderia estar falando qualquer merda que ele conseguiria conquistar o público. E como disse o teor que está atrás da letra é sensacional já que uma canção com uma vibe tão despreocupada ter como principal teor uma critica acida ao modo de vida dos próprios conterrâneos de PSY é genial. Pena que isso tudo se perde com o sucesso global da canção"
Resenha 


15.Picking Up the Pieces
Paloma Faith
"Porque ela se foi,
Em sua sombra, sou eu quem você vê?
Porque tudo o que resta é você e eu
E eu estou pegando os pedaços
Que ela deixou para trás

 

Esse trecho tirado do refrão da canção é uma faca no coração para qualquer um que, por amor, aceitou essa pessoa de volta ou mais uma vez. A exatidão de como Paloma descreve esse tipo de relação é simplesmente acachapante. A verdade expressa em cada palavra nua e crua é como uma precisa, mas dolorida cirurgia que arranca os mais profundos sentimentos em poucos e intermináveis segundos. Este é um o amor quase doentio, a aceitação de ser posto em segundo, o conhecimento da tragédia emocional que a própria pessoa se preta a fazer. O arranjo pop/rock/soul completamente diferente de uma balada normal marca perfeitamente o tom da canção. Bem estilizada e com uma batida delicadamente cadenciada, mas com certa dose de dramaticidade necessária para acompanhar o desempenho impecável e memorável de Paloma. Entre momentos doces e poderosos, Faith domina Picking Up the Pieces com unhas e dentes de uma pessoa que já passou por isso."
Resenha


14.Pyramids
Frank Ocean
"Com quase dez minutos de duração, Frank coloca a arte acima do comercial em uma produção avassaladora. A viagem psicodélica entre sonoridades, ritmos, instrumentos, batidas, texturas, cadências alternando do R&B passado pelo pop e o eletrônico mostra a genialidade de um cara em saber como elevar sua arte em outros níveis. Tudo terminando em um solo (não creditado) de guitarra de John Mayer em estado de inspiração pura. A composição é o paraíso para qualquer compositor talentoso. A epopéia sobre um "cafetão" se apaixonando por sua "agenciada" mistura elementos fantásticos associando a amada a Cleópatra e strip clubs com pirâmides. Um delírio milimetricamente fantasioso e arrebatador que envolve em uma narrativa soberda e visceral. Como em um drama, Frank carrega em um performance contida e ao mesmo tempo com uma carga emocional descomunal em sua voz. Algo tão forte que é quase tocável."
Resenha


13.Bad Girls
M.I.A.
"Parte de um mixtape lançado por ela de nome Vicki Leekx, Bad Girls é um poço de originalidade envolto com temas sociais e políticos. M.I.A que é uma defensora dos direitos humanos volta a falar da opressão enfrentada pelas mulheres mostra uma tentativa de romper com isso iniciando uma espécie de revolta. M.I.A é uma compositora talentosa não só em escrever letras com sentido, mas criar refrões poderosos e viciantes como é o caso de Bad Girls. Definitivamente uma canção fora dos padrões e com uma qualidade preciosa com produção cativante do produtor Danja misturando estilos alternativos para criar o estilo da M.I.A. Se a Madonna tivesse deixado o controle criativo nas mãos da M.I.A, quem sabe não teríamos o melhor álbum da Rainha do Pop"
Resenha


12.Some Nights
fun.
 "O estilo do grupo se define aos ouvidos do grande público de maneira definitiva e quem consegue ler nas entrelinhas sabe de onde vêm as referencias do grupo. Some Nights tem todo o jeitão de uma canção do Queen nos tempos áureos da banda. Uma versão atualizada e resumida de Bohemian Rhapsody que mesmo sem atingir a genialidade dessa última é uma brisa interessante de originalidade principalmente devido a sua dramaticidade empregada na construção do pomposo, poderoso e revigorante arranjo. Vocalmente, Nate Ruess é um frontman talentoso e com uma variedade vocal bem desenvolvida. A composição é forte e não parece nada comercial com uma mensagem refinada e isso aumenta a qualidade da canção"
Resenha


11.Blow Me (One Last Kiss)
P!nk
"Se vocês esperavam que após ser mãe a P!nk voltaria mais "amolecida", ledo engano, caro leitor. Mais ácida do que nunca, ela manda uma letra adulta sobre o fim de um relacionamento numa mistura de temas de Rollng in the Deep com várias músicas da própria. A destreza de cria poderosas obras pop com emoção verdadeira faz P!nk declamar momentos geniais com em "Eu acho que a vida é muito curta para isso, eu vou pegar minha ignorância e ser feliz/Eu acho que já tive o bastante, mande-me um último beijo". A produção de Greg Kurstin é uma evolução mais rock e refinada de outra canção com sua produção o sucesso Stronger de Kelly Clarkson. Claro, que nada poderia ser tão bom se P!nk não fizesse uma das suas melhores interpretações desde que começou a carreira. A emoção dada por ela se reflete no tom emplematico que a voz dela surge na gravação. Algo entre tristeza e raiva misturam com a força já natural dela. Impressionante para alguém que vive um ótimo momento pessoal. Isso só mostra o talento dela como cantora"
Resenha

Um comentário:

lucas lopes disse...

adoro essa música da Fiona, me esqueci de colocar na minha lista, pena!